SESCOOPSP - CONSTITUIÇÃO E REGISTRO 2020

SESCOOP/SP  >  MONITORAMENTO

 

CONSTITUIÇÃO E REGISTRO

 

POC

Um dos objetivos do Sescoop/SP é fomentar o movimento cooperativista e auxiliar no crescimento do número de cooperativas no Estado de São Paulo. Para isso, existe o Programa de Orientação Cooperativista (POC), que atende a grupos que desejam obter informações sobre constituição de cooperativas e, por meio de metodologia específica, capacita os interessados sobre o cooperativismo, preparando-os para enfrentar o mercado de maneira consciente e responsável e para realiza uma gestão perene e de qualidade.

Além da orientação, o POC atua na constituição de novas cooperativas dentro dos moldes da legislação, filosofia e princípios cooperativistas e auxilia na disseminação da educação cooperativa e da cultura da cooperação.

Em 2020

346 Pessoas atendidas

46 Ações

3 Oficinas de planos de negócio

9 Palestras

12 minicursos “Como montar uma cooperativa”

22 reuniões de acompanhamento

 

Devido à situação de pandemia, em 2020 o minicurso “Como Montar uma Cooperativa” foi realizado de forma virtual, uma vez ao mês, o que possibilitou o primeiro atendimento a grupos interessados sem colocar em risco a segurança e saúde dos participantes.

“O serviço de assessoria foi fundamental para nós, professores sem experiência no cooperativismo. Os cursos e a ajuda dos consultores financeiros e jurídicos colaboraram de forma significativa para a estruturação da nossa cooperativa.”

– Cooperados da Cooperativa de Professores de Naturologia

 

PAGC

Após a constituição da cooperativa, o Sescoop/SP segue auxiliando o empreendimento por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), que tem o papel de acompanhar o processo de registro e promover a manutenção das cooperativas, com melhoria da gestão e foco nas características específicas do cooperativismo e em seus aspectos legais e de funcionamento.

O PAGC é responsável por realizar visitas em cooperativas que ainda não possuem registro na Ocesp, que estão em processo de registro e aquelas em fase de Termo de Acompanhamento. O programa também faz o monitoramento das cooperativas, com análises de documentos e elaboração do Termo de Acompanhamento, relatórios e pareceres.

Em 2020

14 visitas técnicas

13 cooperativas registradas na Ocesp

1 visita a cooperativas em Termo de Acompanhamento e na situação suspensa

1 visita a cooperativas para apresentação do Sistema Ocesp e orientação do registro

27 orientações técnicas do Termo de Acompanhamento

3 cooperativas que cumpriram o Termo de Acompanhamento

 

 

Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – CEP: 01327-002 – São Paulo – SP | Tel.: (11) 3146-6200