RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Quis o destino que, no ano do Cinquentenário da OCESP, enfrentássemos uma das piores crises da história. A pandemia do coronavírus freou a economia e prejudicou muitos negócios cooperativos.

Mas não baixamos a cabeça. Criamos um comitê especial para recepcionar e encaminhar, diariamente, as demandas urgentes das cooperativas. Nas relações com o Executivo e o Legislativo, tanto em nível estadual como federal, sempre em trabalho conjugado com a OCB, conseguimos inúmeros avanços e conquistas para amenizar as dificuldades das cooperativas neste período complicado.

Com destaque, no Estado de São Paulo, revertemos o aumento de ICMS nos alimentos, num grande exemplo de união e mobilização de entidades, cooperativas e sindicatos rurais, beneficiando toda a população. Com nossa atuação e cobrança, garantimos recursos essenciais para a subvenção do seguro rural. Conseguimos, também, aprovar uma lei ambiental mais justa para o produtor rural e importante para a recomposição e preservação das matas.

Nossa atuação em Brasília, com o sempre destacado trabalho de relacionamento da OCB com os poderes públicos, resultou em inúmeras vitórias para as cooperativas. Como grande exemplo, conquistamos autorização para que as cooperativas pudessem realizar suas assembleias com mais prazo e de forma virtual. Um alívio para as obrigações estatutárias diante das dificuldades da pandemia.

No setor da saúde – a linha de frente do combate à pandemia –, nossas cooperativas puderam contar com a telemedicina, a consulta virtual, para agilizar o atendimento e proteger as pessoas. As cooperativas de crédito foram autorizadas a operar programas de auxílio financeiro para pequenas empresas, inclusive para o próprio sistema cooperativista. No caso das cooperativas de eletrificação rural, comemoramos a ampliação de 20 para 30 anos dos contratos de permissão de fornecimento de energia.

Demandamos e obtivemos incremento de recursos federais para compra de alimentos da agricultura familiar na crise. Além do que, atendendo ao nosso pedido, o governo autorizou o fornecimento de merenda escolar na suspensão das aulas, beneficiando alunos e pequenos produtores rurais.

Mais recentemente, conseguimos reforçar a participação de cooperativas em licitações, incluindo artigo na nova lei que proíbe qualquer restrição às sociedades cooperativas nos certames públicos.

Esses são alguns exemplos de vitórias, uma pequena amostra dos resultados alcançados pela representação da Ocesp e da OCB, organizações mantidas com os recursos da Contribuição Cooperativista.

Já no Sescoop, o Sistema S das cooperativas, apesar das restrições impostas pela pandemia, beneficiamos 63 mil cooperativistas com soluções de formação profissional, através de cursos, lives e outras atividades virtuais. Os eventos sociais, dedicados à cultura, saúde e bem-estar do público, foram mais prejudicados. Mesmo assim, conseguimos impactar 37 mil pessoas. Na área de monitoramento e desenvolvimento, seguimos atuando com diagnósticos de gestão e novidades do núcleo de inteligência de mercado para ajudar as cooperativas a melhorar a performance de seus negócios.

Foi um trabalho intenso, que contou com a compreensão e união de todos. Fizemos até campanha para que as cooperativas ajudassem umas as outras nesta pandemia, e ajudassem também as pessoas mais vulneráveis de suas comunidades. Deu muito certo.

Quero agradecer o apoio irrestrito dos dirigentes das cooperativas e de suas equipes. Que possamos seguir unidos para transpor a crise, retomar o crescimento e continuar construindo um cooperativismo cada vez mais forte.

Obrigado.

 

Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – CEP: 01327-002 – São Paulo – SP | Tel.: (11) 3146-6200