SESCOOP/SP - CONSULTORIA DOS RAMOS

SESCOOP/SP  >  MONITORAMENTO

Ramo Agropecuário

O ramo Agropecuário paulista começou o ano de 2019 otimista e com a implantação de lavouras seguindo técnicas modernas de otimização do uso de insumos, com recordes de produção e aumento de exportações de carnes, soja e milho.

A consultoria específica do ramo Agropecuário do Sescoop/SP acompanhou 18 cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA) em 2019, com realização de devolutivas para diretores, gerentes e gestores administrativos. Por meio do programa foi possível analisar a situação econômico-financeira dos empreendimentos, propondo alternativas para melhoria dos indicadores e dando subsídios para o planejamento anual e estratégico de cada cooperativa.

Além disso, o Sescoop/SP, como membro da Associação Brasileira de Pós Colheita (ABRAPOS), participou no último ano da elaboração, divulgação e apresentação do Fórum Paulista de Pós-Colheita, realizado em Piracicaba, que reuniu 250 pessoas, entre técnicos, cooperados e diretores de cooperativas produtoras de soja, milho, feijão e amendoim, que puderam ter acesso a novas técnicas, máquinas, equipamentos e insumos para melhorar a performance e qualidade dos grãos armazenados.

Outro evento que já é tradicional no calendário do Sescoop/SP é a Agrishow. O estande do Sistema Ocesp em 2019 recebeu cerca de 3 mil pessoas, entre produtores, diretores e funcionários de cooperativas e empresas.


Intercâmbios

Em 2019, o Sistema Ocesp participou de dois Intercâmbios Internacionais, promovidos pelo Sistema OCB: em novembro, por conta do convênio entre Sistema OCB e Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), a instituição esteve na Alemanha com objetivo de conhecer experiências relacionadas às áreas de Intercooperação, Liderança, Inovação e Digitalização, que são desafios constantes para o cooperativismo agropecuário paulista.

A proposta foi, a partir dos conhecimentos absorvidos, nortear projetos de reorganização do ramo. Além da troca de experiências, os participantes conheceram uma das maiores feiras do setor, a Agritechnica, na cidade de Hannover.

No mesmo mês, o Sistema Ocesp participou de Missão Prospectiva de Negócios em Israel, organizada pela OCB, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM). O intercâmbio teve como objetivo avaliar oportunidades de exportação de alimentos produzidos pelas cooperativas de SP e conhecer áreas importantes para a consecução desses negócios, como o Ministério da Economia e da Agricultura de Israel, o Porto de Haifa e sua estrutura de logística, o trabalho desempenhado pelas embaixadas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai na promoção do comércio o país e, por fim, visitar e participar de Rodada de Negócios na feira Israfood.


Grupos

A coordenadoria do ramo Agropecuário esteve presente, em 2019, em 13 conselhos, comissões e grupos técnicos. Esse tipo de representação é importante para construir políticas que beneficiam as cooperativas e para se manter atualizado em assuntos que afetam os negócios cooperativistas.

  • Comissão de Sementes e Mudas do estado de São Paulo – Ministério da Agricultura e Abastecimento
  • Conselho Superior do Agronegócio – COSAG/FIESP
  • Conselho Estadual de Agricultura Familiar – Secretaria da Agricultura e Abastecimento
  • Conselho Municipal de Segurança Alimentar – Prefeitura do Município de São Paulo
  • Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG)
  • Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário da OCB
  • Grupo Técnico de Crédito Rural da OCB
  • Câmara Temática de Insumos – Ministério da Agricultura e Abastecimento
  • Grupo Mais Leite Mais Renda – Secretaria da Agricultura e Abastecimento
  • Grupo Gestor de Agricultura de Baixo Carbono – Ministério da Agricultura e Abastecimento
  • Grupo de Gestão de Defesa Animal e Vegetal – Secretaria da Agricultura e Abastecimento
  • Diretoria Estadual da ABRAPOS – Associação Brasileira de Pós Colheita
  • Frente Parlamentar do Agronegócio da ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
  • Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE)


Eventos que tiveram apoio do Sescoop/SP

  • Lançamento do Manual de Boas Práticas de Armazenagem de Milho elaborado pelo Sistema OCB, ABIOVE, ANEC e ACEBRA
  • Seminário de Compras Públicas realizado pelo MDA e SAA
  • Fórum de Inovação e Sustentabilidade Agro realizado pelo SINDIVEG
  • Seminário Caminhos da Safra realizado pelo Globo Rural
  • Encontro Nacional de Castanhas e Nozes – FIESP
  • AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
  • ESALQSHOW – Piracicaba
  • FEACOOP COOPERCITRUS 2019 – Bebedouro
  • Summit Agronegócio Brasil 2019 – Jornal O Estado de São Paulo
  • Feira Inova Agro Campinas
  • Congresso da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio – São Paulo
  • Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias – Campinas
  • Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial da ABIMAQ – São Paulo
  • Fórum do Programa de Aquisição de Alimentos – CONAB São Paulo
  • Lançamento do Programa Agro Insper Global – São Paulo
  • Programa de Rastreabilidade de Produtos Vegetais – Ministério da Agricultura
  • ANUFOOD 2019 – São Paulo
  • Fórum Ideas for Milk 2019 – São Paulo

 

 

 

Ramo Consumo

As ações realizadas pela consultoria do Ramo Consumo tiveram foco no desenvolvimento das cooperativas. Para isso, os temas que impactam os negócios foram priorizados, visando melhorias na gestão e na governança. Esse foi o ponto de partida para avaliar a viabilidade de novos projetos ou para a continuidade dos projetos existentes.

No último ano, a consultoria estreitou relacionamento com as cooperativas de consumo, atuando em projetos como a Central de Consumo para compras coletivas e o Fórum Técnico do Ramo Consumo, além da atuação transversal em projetos como o GDA e PDGC.

O Sescoop/SP também esteve presente à Assembleia Geral Ordinária (AGO) da COOP Brasil, que contou com a participação de nove cooperativas de consumo filiadas à Central, sediadas em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Na ocasião, a equipe do Sistema Ocesp apresentou o Programa de Indicadores Econômicos-Financeiros (GDA) aos participantes do evento. Entre eles, havia representantes de cinco cooperativas de consump do Estado de São Paulo: Coop, Coopercica, Cooperbarra, Coopbanc e Coocerqui.

 

 

Ramo Crédito

Em 2019, a consultoria técnica do Ramo Crédito se pautou pelo mapeamento das cooperativas de crédito vinculadas ao Sistema Ocesp, bem como de seus negócios. Assim, foram levantadas as principais demandas e oportunidades de atuação para o ramo durante todo o ano.

Entre as principais realizações da consultoria, destacam-se as reuniões dos comitês do Conselho Consultivo Estadual do Ramo Crédito (CECO/SP), o fortalecimento das ações por meio das cooperativas centrais de crédito, as reuniões técnicas e a aproximação com órgãos do governo, tais como o Banco Central do Brasil e o Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda).

A consultoria também buscou atuar de forma transversal aos programas da área de Monitoramento de Desenvolvimento de Cooperativas, como o GDA e o PDGC, além de estimular ações das áreas Formação Profissional e Promoção.

Também foi mantido um diálogo constante com o CECO/SP a fim de debater assuntos que impactam o cooperativismo paulista, promover o desenvolvimento do ramo Crédito e nortear as ações realizadas. Nesse sentido, foram realizados 10 encontros do grupo, que reúne representantes das cooperativas centrais Sicredi PR/SP/RJ, Sicoob Cecresp, Sicoob SP, Sicoob Unimais, Unicred, Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC), cooperativas independentes e Sescoop/SP.

Pela sétima vez, foi realizado o Encontro de Dirigentes das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, polo de desenvolvimento econômico da regional Nordeste Paulista. O evento reuniu cerca de 130 dirigentes, conselheiros e gestores de 60 cooperativas de crédito de todo o Estado.

A programação privilegiou o espaço para o debate e a troca de experiências sobre os temas: regulação, representação política e institucional das cooperativas brasileiras, inovação no setor financeiro, auditoria cooperativa, relacionamento com o cliente e oportunidades e desafios no cenário atual e futuro.

O Sescoop/SP também viabilizou participação de sete dirigentes de cooperativas de crédito na Conferência Mundial do Cooperativismo de Crédito (WOCCU), realizada em Nassau, capital das Bahamas. O grupo foi acompanhado por colaboradores da instituição.

 

 

 

Ramo Educacional

A cada ano, a consultoria do ramo Educacional do Sescoop/SP busca desenvolver ações que auxiliem na sustentabilidade econômica e perenidade da gestão das cooperativas, com aplicação de diagnósticos de gestão, participação em reuniões do conselho consultivo nacional, defesa política e institucional e projetos de capacitação que auxiliaram na melhoria dos processos internos das cooperativas, com foco em mais espaço desses empreendimentos no mercado.

O Sescoop/SP preocupou-se também em levantar as principais demandas e oportunidades de atuação com as cooperativas para oferecer serviços e produtos úteis no auxílio dos processos de gestão, governança e segurança jurídica.

Cabe destacar a produção do Manual Contábil e Tributário para Cooperativas de Pais e Responsáveis por Alunos; Fórum do Ramo Educacional, que contou com 41 participantes; aplicação de ferramenta de diagnóstico do Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC); cursos de capacitação voltados ao negócio desenvolvido pela cooperativa.

  • Manual Contábil para Cooperativas Educacionais de Pais e Responsáveis
  • Manual Tributário para Cooperativas Educacionais de Pais e Responsáveis
  • Fórum Estadual das Cooperativas Educacionais

 

 

 

 

Ramo Habitacional

Em atenção às demandas das cooperativas do ramo Habitacional, o Sescoop/SP organiza e participa de reuniões técnicas em que são abordados temas relevantes para o setor. Além disso, participa de reuniões dos Conselhos Especializados e Grupos Técnicos no âmbito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ou em instituições públicas ou privadas que tratam assuntos de interesse do ramo.

No ano de 2019, houve avanços nas discussões e criação de desenhos de propostas para o ramo Habitacional em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação. Foi realizada, por intermédio do Sistema OCB, uma reunião com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que garantiu que R$ 15 milhões em recursos serão investidos em obras de habitação social de projetos já contratados.

Por meio dessa parceria, a expectativa é viabilizar a implantação do Programa Cooperativista de Habitação, baseado nas necessidades da moradia e habitação no Estado de São Paulo.

 

 

Ramo Infraestrutura

A consultoria do ramo Infraestrutura atuou em 2019 para o fortalecimento da representação das cooperativas frente aos desafios da gestão em um setor altamente regulado. Para isso, atuou junto à Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (Fecoeresp) na realização de um Fórum Técnico e na aproximação com órgãos do governo, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas Energia.

Realizado em novembro de 2019 com o tema “Novas competências para novos negócios”, o Fórum Técnico do Ramo Infraestrutura reuniu cerca de 31 participantes de 11 cooperativas na cidade de Bauru para debater regulação, diversificação de produtos e serviços, novos negócios e inovação, entre outros assuntos.

Ainda em 2019, o Sescoop/SP realizou o Formacoop – Programa de Formação para Dirigentes das Cooperativas do Ramo Infraestrutura. O programa tinha como objetivo desenvolver as competências técnicas e aprimorar a gestão das cooperativas, contribuindo para a melhorias nas práticas da Gestão e Governança Cooperativa.

O conteúdo programático foi elaborado a partir de um diagnóstico completo realizado por meio do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), além de entrevistas com diretores do ramo e da OCB.

O Formacoop 2019 estava estruturado em sete módulos, com carga horária média de 16 horas, tendo como público-alvo dirigentes, diretores e técnicos. No total, foram 96 horas de capacitação. Após a conclusão dos módulos, o grupo participou de intercâmbio técnico em cooperativas de infraestrutura do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Ramo Saúde

Desde 2011, o Sescoop/SP apoia os projetos de Reforma do Modelo Assistencial do Sistema Unimed. O objetivo é realizar mudanças que resultarão em melhorias para o sistema de saúde cooperativo, centradas no paciente e na geração de resultados para os cooperados. Nessa direção, a instituição também apoia projetos nacionais como o Programa Qualifica.

Além do apoio a essas ações, o Sescoop/SP também forneceu apoio institucional a eventos realizados pelas cooperativas do ramo Saúde no ano passado. Esses eventos, realizados em diferentes cidades do Estado de São Paulo e em Brasília (DF), reuniram mais de 8,2 mil participantes.

Intercâmbio técnico

Em 2019, foi realizada a segunda turma do Intercâmbio Técnico do Ramo Saúde no Estados Unidos. A programação incluiu visitas a 15 instituições entre universidades, empresas e startups com foco em tecnologia em saúde, localizadas nos estados da Califórnia e de Nova Iorque.

O grupo formado por 32 representantes do Sistema Unimed e três representantes do Sistema Uniodonto foi acompanhado pelo presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; pelo superintendente executivo técnico, Flávio Bersani; e pela coordenadora do ramo Saúde no Sescoop/SP, Lajyarea Duarte.


Atenção Primária à Saúde

Participação em comitês estadual e nacional de estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), que objetivam organizar metodologia, indicadores e troca de experiencias entre as cooperativas. No Estado de São Paulo, 24 cooperativas do Sistema Unimed possuem planos ou programas com o foco em Atenção Primária, centrado no paciente.

Em 2019, foi realizado o diagnóstico para identificar o nível de adequação de cada unidade de acordo com os atributos da APS que são: acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado.

Os resultados do diagnóstico servirão de base para desenvolver projetos estaduais em 2020 e avançar no processo de reforma do modelo assistencial. Também foi realizada uma formação de médicos e enfermeiros para atuarem na atenção primária.

Em parceria com o Sescoop Nacional, a Unimed Brasil e a Faculdade Unimed foi iniciado um programa de formação de médicos e enfermeiros em atenção primária e a proposta é formar 2 mil profissionais até o ano de 2022.


Programa Qualifica

O objetivo do programa Qualifica, que está no segundo ciclo, é padronizar os procedimentos operacionais, visando à sustentabilidade da marca Unimed, à melhoria da qualidade dos serviços prestados aos beneficiários e a redução dos custos assistenciais das cooperativas.

Para isso, a metodologia inclui capacitar colaboradores em boas práticas de gestão, de liderança e de melhorias dos processos, visando às certificações ISO 9001:2015, RN nº 277 e Organização Nacional de Acreditação (ONA) – níveis I, II e III. O Qualifica é um projeto alinhado ao Mapa Estratégico da Unimed do Brasil e contempla o Programa de Gestão Integrada da Qualidade para Operadoras de Planos de Saúde Unimed e para Recursos Próprios Hospitalares.

A realização deste programa é uma parceria do Sescoop Nacional, Unimed do Brasil e Faculdade Unimed e participam 11 cooperativas do estado de São Paulo neste ciclo.


Eventos Institucionais

A participação institucional é uma oportunidade para divulgar, conversar, sanar dúvidas ou receber demandas das cooperativas sobre produtos e serviços do Sistema OCESP bem como promover a Campanha SomosCoop.

Evento Local Cooperativa realizadora
Fórum de Regulação e Conai Brasília Unimed do Brasil
Congresso Gestão da Saúde São Paulo Unimed do Brasil
Suesp Guarujá FESP
Congresso Uniodonto Piracicaba Piracicaba Uniodonto Piracicaba
Seminário Nacional Jurídico Contábil São Paulo Unimed do Brasil
Convenção Nacional Uniodonto Campinas Uniodonto do Brasil
Seminário Nacional de Gestão da Marca São Paulo Unimed do Brasil
Convenção Estadual Uniodonto Lins Uniodonto Paulista
Congresso OPMED Ribeirão Preto UFENESP

 

 

 

Ramos Trabalho e Produção

A consultoria dos ramos de Trabalho e Produção, em 2019, preocupou-se em levantar as principais demandas e oportunidades de atuação com as cooperativas, para oferecer serviços e produtos que sejam úteis no auxílio dos processos de gestão, governança e segurança jurídica.

Os ramos tiveram como destaque no período os cursos de capacitação em gestão para as cooperativas; Fórum sobre a Lei Terceirização e Lei 12.690 para cooperativas de Trabalho e Produção e sua aplicação; Fórum das Cooperativas de Reciclagem; reuniões dos Conselhos Consultivos; e aplicação de ferramenta de diagnóstico do Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), visando a melhoria nos índices de adequação à legislação cooperativista.

  • Reuniões do Conselho Consultivo
  • Fórum sobre Lei Terceirização e Lei 12.690 para Cooperativas de Trabalho e Produção
  • Fórum das Cooperativas de Reciclagem
  • Reuniões com instituições públicas e privadas

 

 

 

 

Ramo Transporte

Em 2019, a consultoria do ramo Transporte investiu principalmente em iniciativas como: intercâmbio técnico, participação em câmaras temáticas, defesa política e institucional e projetos de capacitação que auxiliaram na melhoria dos processos internos das cooperativas, com foco em uma conquista cada vez maior do mercado.

Além disso, existiu a preocupação de se levantar as principais demandas e oportunidades de atuação para que dessa forma pudessem ser oferecidos serviços e produtos úteis no auxílio dos processos de gestão, governança e segurança jurídica.

Nesse sentido, o ramo Transporte teve como destaque os cursos de capacitação em gestão para cooperativas de transporte; reuniões com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e demais envolvidos na regulamentação das cooperativas de transporte; além das reuniões do Conselho Consultivo do ramo Transporte.

 

 

Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – CEP: 01327-002 – São Paulo – SP | Tel.: (11) 3146-6200