SESCOOP/SP
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Cursos Livres
Cursos In Company
Pós-Graduação
ADH
Aprendiz
Eventos Especiais
PROMOÇÃO SOCIAL
Cultura
Dia C
Educação Cooperativa
Qualidade de Vida
Sustentabilidade e Inclusão
MONITORAMENTO
Programas de Diagnóstico
Consultoria dos Ramos
Consultoria Contábil e Jurídica
Constituição e Registro
FESCOOP/SP
SESCOOP/SP > MONITORAMENTO
Constituição e Registro
Acompanhamento das cooperativas desde sua criação
O Sescoop/SP atua no fomento ao cooperativismo, auxiliando na criação de novas cooperativas e no registro e manutenção desses empreendimentos dentro do modelo cooperativista, com suas especificidades e toda segurança jurídica necessária.
Independente do grau de maturidade da cooperativa, o Sescoop/SP possui ferramentas e profissionais especializados para o atendimento: seja em relação a grupos interessados em formar novas cooperativas, com o Programa de Orientação Cooperativista (POC), como a cooperativas que desejam obter o registro da Ocesp e cooperativas já registradas que precisam de auxílio em sua gestão, com o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC).
POC
O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como objetivo atender os grupos interessados em formar uma cooperativa ou em obter informações sobre a constituição de cooperativas. Por meio dele, os técnicos do Sescoop/SP podem analisar as atividades dos grupos e oferecer capacitação e suporte necessários para que o empreendimento se enquadre ao modelo de negócio cooperativista – seguindo a legislação, filosofia e princípios.
Além disso, o POC prepara os profissionais interessados para enfrentar o mercado de forma consciente e responsável e os desenvolve para uma gestão perene, seja dentro do modelo cooperativista ou não.
“O programa contribuiu para reforçar o desejo de nosso grupo em constituir a Coletiva, nossa cooperativa de educação corporativa. A experiência no POC ajudou a consolidar as relações entre os cooperados e identificar nossos pontos de conexão. Algumas reflexões necessárias nos prepararam para a realidade da gestão cooperativa. Contar com o respaldo do Sescoop/SP nos deu segurança para perseverar no processo constitutivo, que não foi nada fácil.”
Maíra Santiago – Diretora-presidente da Coletiva
Com periodicidade mensal – foram realizadas 11 edições em 2019 -, o minicurso permitia reunir diversos grupos interessados em constituir cooperativas e capacitá-los sobre o cooperativismo e suas leis, além de promover análises sobre cada negócio e um possível enquadramento no modelo cooperativista.
Em fevereiro de 2019, foi lançado o minicurso “Como Montar uma Cooperativa”, que centralizou o primeiro atendimento a grupos interessados – evitando que fosse necessária uma reunião inicial para cada grupo interessado.
Outra mudança estratégica em 2019 foi a inclusão dos Consultores Técnicos Regionais nas ações do POC, o que possibilitou a realização de mais ações e o atendimento a pessoas, pela facilidade de deslocamento dos consultores.
Por último, o POC atendeu grupos reunidos por prefeituras, o que permitiu atingir um número ainda maior de pessoas. Foi o caso da palestra de sensibilização realizada para um grupo de 100 pessoas, em Cidade Tiradentes, interessadas em constituir cooperativas do setor de reciclagem, costura e gastronomia – a atividade foi fomentada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.



PAGC
Após a constituição da cooperativa, o Sescoop/SP segue auxiliando o empreendimento por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), que tem o papel de acompanhar o processo de registro e promover a manutenção das cooperativas, com melhoria da gestão e foco nas características específicas do cooperativismo e em seus aspectos legais e de funcionamento.
Para isso, a equipe de técnicos do Sescoop/SP realiza visitas às cooperativas que desejam obter o registro na Ocesp e àquelas que já se registraram e precisam do acompanhamento. Além disso, são elaborados relatórios de pareceres das visitas, Termos de Acompanhamento e analisados documentos dos empreendimentos – tudo para garantir a continuidade da cooperativa e sua segurança jurídica.
Em 2019
35 visitas técnicas
12 cooperativas registradas na Ocesp
2 visitas a cooperativas em Termo de Acompanhamento e na situação suspensa
4 visitas a cooperativas para apresentação do Sistema Ocesp e orientação do registro
44 orientações técnicas do Termo de Acompanhamento
4 cooperativas que cumpriram o Termo de Acompanhamento
Em 2019, o número de visitas técnicas foi quase três vezes maior do que em 2018 – de 13 para 35 -, devido ao aumento na demanda de solicitações de registro de cooperativas escolas das Escolas Técnicas (ETECs) do Estado de São Paulo. O aumento se deve à assinatura do Acordo de Cooperação entre o Centro Paula Souza (órgão responsável pelas ETECs paulistas) e as cooperativas escolas. O acordo teve o objetivo de garantir que as cooperativas escolas registradas na Ocesp se comprometessem com a regularidade cadastral e financeira e também que as cooperativas não registradas realizassem o registro.

