SESCOOP/SP - CONSTITUIÇÃO E REGISTRO

SESCOOP/SP  >  MONITORAMENTO

Constituição e Registro 

Acompanhamento das cooperativas desde sua criação

O Sescoop/SP atua no fomento ao cooperativismo, auxiliando na criação de novas cooperativas e no registro e manutenção desses empreendimentos dentro do modelo cooperativista, com suas especificidades e toda segurança jurídica necessária.

Independente do grau de maturidade da cooperativa, o Sescoop/SP possui ferramentas e profissionais especializados para o atendimento: seja em relação a grupos interessados em formar novas cooperativas, com o Programa de Orientação Cooperativista (POC), como a cooperativas que desejam obter o registro da Ocesp e cooperativas já registradas que precisam de auxílio em sua gestão, com o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC).

 

POC

O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como objetivo atender os grupos interessados em formar uma cooperativa ou em obter informações sobre a constituição de cooperativas. Por meio dele, os técnicos do Sescoop/SP podem analisar as atividades dos grupos e oferecer capacitação e suporte necessários para que o empreendimento se enquadre ao modelo de negócio cooperativista – seguindo a legislação, filosofia e princípios.

Além disso, o POC prepara os profissionais interessados para enfrentar o mercado de forma consciente e responsável e os desenvolve para uma gestão perene, seja dentro do modelo cooperativista ou não.

 

“O programa contribuiu para reforçar o desejo de nosso grupo em constituir a Coletiva, nossa cooperativa de educação corporativa. A experiência no POC ajudou a consolidar as relações entre os cooperados e identificar nossos pontos de conexão. Algumas reflexões necessárias nos prepararam para a realidade da gestão cooperativa. Contar com o respaldo do Sescoop/SP nos deu segurança para perseverar no processo constitutivo, que não foi nada fácil.”

Maíra Santiago – Diretora-presidente da Coletiva

 

 

Com periodicidade mensal – foram realizadas 11 edições em 2019 -, o minicurso permitia reunir diversos grupos interessados em constituir cooperativas e capacitá-los sobre o cooperativismo e suas leis, além de promover análises sobre cada negócio e um possível enquadramento no modelo cooperativista.

Em fevereiro de 2019, foi lançado o minicurso “Como Montar uma Cooperativa”, que centralizou o primeiro atendimento a grupos interessados – evitando que fosse necessária uma reunião inicial para cada grupo interessado.

Outra mudança estratégica em 2019 foi a inclusão dos Consultores Técnicos Regionais nas ações do POC, o que possibilitou a realização de mais ações e o atendimento a pessoas, pela facilidade de deslocamento dos consultores.

Por último, o POC atendeu grupos reunidos por prefeituras, o que permitiu atingir um número ainda maior de pessoas. Foi o caso da palestra de sensibilização realizada para um grupo de 100 pessoas, em Cidade Tiradentes, interessadas em constituir cooperativas do setor de reciclagem, costura e gastronomia – a atividade foi fomentada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

 

 

 

PAGC

Após a constituição da cooperativa, o Sescoop/SP segue auxiliando o empreendimento por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), que tem o papel de acompanhar o processo de registro e promover a manutenção das cooperativas, com melhoria da gestão e foco nas características específicas do cooperativismo e em seus aspectos legais e de funcionamento.

Para isso, a equipe de técnicos do Sescoop/SP realiza visitas às cooperativas que desejam obter o registro na Ocesp e àquelas que já se registraram e precisam do acompanhamento. Além disso, são elaborados relatórios de pareceres das visitas, Termos de Acompanhamento e analisados documentos dos empreendimentos – tudo para garantir a continuidade da cooperativa e sua segurança jurídica.

 

Em 2019

35  visitas técnicas

12  cooperativas registradas na Ocesp

2  visitas a cooperativas em Termo de Acompanhamento e na situação suspensa

4 visitas a cooperativas para apresentação do Sistema Ocesp e orientação do registro

44  orientações técnicas do Termo de Acompanhamento

4  cooperativas que cumpriram o Termo de Acompanhamento

 

 

Em 2019, o número de visitas técnicas foi quase três vezes maior do que em 2018 – de 13 para 35 -, devido ao aumento na demanda de solicitações de registro de cooperativas escolas das Escolas Técnicas (ETECs) do Estado de São Paulo. O aumento se deve à assinatura do Acordo de Cooperação entre o Centro Paula Souza (órgão responsável pelas ETECs paulistas) e as cooperativas escolas. O acordo teve o objetivo de garantir que as cooperativas escolas registradas na Ocesp se comprometessem com a regularidade cadastral e financeira e também que as cooperativas não registradas realizassem o registro.

 

 

 

Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – CEP: 01327-002 – São Paulo – SP | Tel.: (11) 3146-6200