RELATÓRIO DE GESTÃO 2019

Mensagem do Presidente

A partir das eleições de 2018, um novo e bem diferente cenário político passou a se formar. Foi necessário intensificar ainda mais as relações do cooperativismo com os Poderes Públicos para que pudéssemos continuar defendendo com efetividade os negócios das cooperativas. Num trabalho conjugado com a OCB, em 2019 nossa atuação rendeu bons resultados tanto aqui no Estado como nas decisões de Brasília.

Para se ter uma ideia do volume de trabalho, em um ano a OCB monitorou quase 2.500 projetos de lei no Congresso Nacional. Com relação ao Executivo federal, foram mapeados 1.745 dispositivos, sendo que 745 tinham impacto direto para as cooperativas.

Atuamos em mobilizações políticas, apoiados pelas Frencoops estadual e nacional, para aprovar avanços e evitar retrocessos ao cooperativismo. Na Assembleia Legislativa paulista, por exemplo, conseguimos uma lei que garante às cooperativas os mesmos benefícios de pequenas empresas nas compras e contratações do Estado.

Na relação contínua com o Executivo, conquistamos a prorrogação do Convênio 100 do Confaz, que reduz o ICMS no transporte de insumos agrícolas, evitando o aumento do custo de produção e do preço dos alimentos, e garantindo mais competitividade ao agronegócio nacional.

Entre tantos outros avanços em 2019, as cooperativas de crédito foram incluídas na agenda estratégica do Banco Central, com o intuito de estimular a concorrência e fortalecer o Sistema Financeiro do país.

No entanto, nem sempre a relação política resolve. Ano passado, tivemos que ingressar com duas ações na Justiça contra o Estado para defender os negócios das cooperativas. Vencemos as duas: uma pela revogação de taxas exorbitantes de licenciamento ambiental e a outra para recuperar créditos de ICMS.

Também fator de destaque, com elogios por parte das cooperativas, é a nossa atuação na Junta Comercial. A cada ano, aprimoramos o suporte para arquivamento dos atos de cooperativas, diminuindo o tempo e os custos dos processos.

Em outra frente, temos contribuído e muito para melhorar a gestão e os resultados das cooperativas com os programas do Sescoop. A começar pelo sucesso dos diagnósticos, que mostram os pontos fortes e fracos dos empreendimentos, permitindo-nos construir um plano customizado de melhorias para cada cooperativa.

Em 2019, capacitamos mais de 74 mil pessoas de cooperativas com cursos gerais, específicos e programas de pós-graduação. Atendemos, ainda, mais de 360 mil pessoas em projetos sociais que aproximam as cooperativas de suas comunidades. O Sistema S das cooperativas, hoje gravemente ameaçado por corte de recursos, segue fazendo história na construção de um cooperativismo mais forte e resiliente.

Agradecemos o apoio e confiança dos dirigentes cooperativistas. Essa parceria nos impulsiona a continuar a caminhada em prol da família cooperativista.

 

Edivaldo Del Grande
Presidente do Sistema Ocesp

 

Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista – CEP: 01327-002 – São Paulo – SP | Tel.: (11) 3146-6200